O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das avaliações mais importantes na vida de muitas pessoas. Um bom resultado faz com que você consiga bolsas nas melhores universidades do país. Inclusive, é possível ingressar no ensino público, as tão famosas Universidades Federais. Alguns alunos que saíram recentemente do ensino médio, ou que ainda estão cursando, mais precisamente o último ano, dedicam tempo e dinheiro se preparando para o exame. Esses chegam a gastar milhares de reais, em busca de um ensino mais aprofundado. Ensino com profissionais qualificados e especializados no assunto. A nota da prova é dividida. Onde há as questões que equivalem a 50% do valor total e a redação, que fica com os outros 50%. Logo, vemos a importância da redação.

Sendo assim, saiu uma pesquisa realizada por professores de cursinhos especializados. Com isso, obtivemos uma lista dos possíveis temas para a redação desse ano, 2019. O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e a prova foi dividida. Como de costume e não será toda no mesmo dia. Certamente, o tema da redação irá envolver os problemas comuns no Brasil, com um viés humanista, o que exige uma proposta de intervenção. Os temas apresentados geralmente vêm acompanhados de textos e imagens motivadoras a fim de inspirar os candidatos.

Possíveis temas para o ENEM 2019

1 – Vacinas e surto de sarampo

Certamente, você ouviu falar do surto de sarampo no Brasil, em 2019. Eles aumentaram 300% no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde. Entre fevereiro de 2018 e o mesmo mês, em 2019, oram então registrados 10.374 casos no Brasil. Isso, com toda certeza, deixou as autoridades preocupadas, pois trata-se de uma epidemia. Com isso, começou um movimento anti vacina. Diversas pessoas passaram a não deixar que seus filhos vacinassem, alegando que a vacina podia trazer mais riscos à saúde do que benefícios. Começou então uma campanha para não vacinar-se.

2 – Os 50 anos da chegada do homem à Lua

No ano de 2019, completaram-se 50 desde que aconteceu o primeiro pouso do ser humano na Lua. Segundo a NASA, o feito foi realizado durante a missão apollo 11, no dia 20 de julho de 1969. Até então, só 12 pessoas pisaram na Lua e todos são homens. A NASA então anunciou que, dessa vez, será uma mulher. A viagem está marcada para 2024. Eles ainda buscam realizar uma parceria, com outras agências espaciais, para garantir presença humana lunar permanente até 2028. Esse é um forte tema para cair.

3 – Aquecimento Global

Professores de cursos pré-vestibular em São Paulo apostam nisso. Segundo alguns deles, o aquecimento global é um assunto com grandes chances de cair na prova. Provavelmente, cairá por causa dos acordos globais a fim de frear as mudanças climáticas. De acordo com Vagner Augusto, professor de um dos cursos: “Alguma questão rondando isso provavelmente pode envolver o Acordo de Paris. Nesse, vários países concordaram com a redução de emissões dos gases de efeito estufa, segundo o protocolo de Kyoto”.

4 – Protocolo de Kyoto

Esse protocolo foi assinado em 1997. Primeiramente, define metas e objetivos a fim de reduzir a emissão de gases estufa. Isso contribui diretamente no aquecimento global. Ele definiu compromissos ambientais para 37 países industrializados, que entraram em vigor, até dezembro de 2012. Com a queda da vigência de Kyoto, a Emenda de Doha fez uma proposta. Esse era o prosseguimento do documento de 2013 a 2020. Esse poderá ser o tema da redação do ENEM 2019.

5 – Desmatamento

Segundo documentos, de janeiro a agosto de 2019, foram desmatados 6.404,4 quilômetros quadrados na Amazônia. Isso equivale a um aumento de 91,9% comparado ao ano de 2018. De acordo com estudiosos, o desmatamento é sempre um tema recorrente no Enem. No entanto, é bom considerar as demais regiões do país. Pensar em outros lugares, visto que, no Cerrado, o desmatamento foi de 3.931 quilômetros, até agosto de 2019.

6 – Queimadas

As queimadas na Amazônia aumentaram de forma drástica e chocaram o mundo. Sendo assim, é um possível tema para cair na redação do Enem, em 2019. Agosto desse ano foi considerado o pior mês, nos últimos 9 anos, em focos de incêndio no bioma. Isso fez com que algumas potências ameaçassem bloquear o acordo de comércio livre da União Europeia com o Mercosul.

7 – Refugiados

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados, em 2018, o mundo fechou para muitos refugiados. Segundo a organização, o total foi de 70,8 milhões de pessoas. Essas teriam sido obrigadas a deixar suas regiões. Certamente, partiram por causa das guerras, perseguições e violações dos direitos humanos. Eles disseram então que a maioria saiu da Síria, Afeganistão e do Sudão do Sul. Vendo assim, não ficamos surpresos, então, é uma grande chance de cair no Enem.

E aí, o que você achou dessa lista? Comenta pra gente aí o tema que você acredita que caia, afinal, estamos aqui para trocar informações.